quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

O que é Ocultismo?

Ocultismo

A capacidade de questionar-se é uma de suas maiores virtudes ao longo da história. A simples busca pelo auto-conhecimento e querer compreender a sua origem e o motivo de existir 'superiormente', conduziu o destino de várias civilizações, que ao se estenderes pelos séculos, criaram uma enorme diversidade ideológica. A espiritualiade é oque fomenta essa incessante busca.


Ocultismo é o conjunto de teorias e práticas que estudam a natureza do homem desvendando seus segredos e da natureza. Trata do que é sobrenatural, escondido ou secreto aos nossos olhos.

O termo ocultismo foi criado no século XIX pelo francês Eliphas Lévi designando uma série de teorias, práticas e rituais baseados em conhecimentos secretos e sobrenaturais.



Eliphas Levi

Como toda Religião é formada basicamente de fé e misticismo, então podemos compreender que o Ocultimos e Religião estão interconectados. Concluímos então que o ocultismo é o conhecimento secreto das religiões sendo acessível apenas aos membros mais elevados na hierarquia de determinadas ordens. Ambos também são responsáveis por criar grupos sociais, muitas vezes associados a manifestações politicas e culturais.

"Ao longo dos tempos, a humanidade divinizou alguns de seus filhos, que se tornaram profetas e imortais no coração e na crença de tantos outros. O homem sagrou terras, erigiu templos e monumentos, louvou a vida e entoou cânticos em nome de suas divindades e da própria fé. Mas a fé combinada com a vaidade e a ganância promoveu guerras, escravizou, segregou e retardou a evolução do espírito."

Não existem bases confiáveis para se estabelecer um ponto de partida comum das crenças. Mas pode ser na cultura dos babilônios e egípcios do período pré-cristão, que está a raiz do ocultismo ocidental.Seus Deuses e Religiões, com o tempo, forarm sofrendo tranformações conforme a história da humanidade se desenrolava, emergindo assim, novas crenças e conceitos.

Na cultura obscura não há apologia a alguma creça ou religião.
O ocultista não crê na influência diabólica das suas práticas e crê e desenvolve um interesse mórbido em relação ao ocultismo.

O mundo oculto é vasto e complexo, portanto, há que se ter cautela e sabedoria ao querer se deparar com ele. O estudo é um grande passo para a introdução desta 'doutrina'. Porém não é aconselhável a ninguém seguir o caminho oculto. Só tenha cuidado com a direção que irá tomar dentro dele. E nunca faça isso sozinho, é essencial ao auxílio de alguém experiente.




Obrigada.







Nenhum comentário:

Postar um comentário