segunda-feira, 9 de maio de 2011

Baphomet e a Igreja de Satan

Baphomet ou Bafomé é uma síntese de vários conceitos mágico-místicos, mais conhecida por sua relação com os Templários e a Maçonaria.
Uma das imagens de mais forte presença no universo ocultista de nossa época, por vezes erroneamente interpretada como uma rebuscada representação do diabo católico, recebe o nome de Baphomet. Todavia, apesar de muito ter sido especulado sobre o lendário ídolo dos Templários, pouca informação confiável existe a respeito desta enigmática figura. Daí vêm as inevitáveis questões: o que de fato esta imagem significa e qual a sua origem? Além disso, o que ela hoje representa dentro das Ciências Arcanas? Há algum culto atualmente celebrado cujos fundamentos estejam calcados neste Mistério?
A figura do Baphomet também é relacionada as virgens que apresentavam anomalias em seus bustos. As virgens de 3 mamilos e as virgens de apenas 1 seio era tatuadas com a cabeça do Baphomet para que nenhum homem pudesse tocá-las. Diziam que as mulheres com tais anomalias genéticas eram amaldiçoadas.
 Também conhecido como Azazel ou Bode expiatório
Mais tarde, Azazel foi considerado por algumas fontes judaicas para ser um sobrenatural sendo mencionado em conexão com o ritual do Dia da Expiação. A palavra expiação encontra-se poucas vezes na Bíblia, mas o conceito da expiação constitui o assunto principal do Antigo e do Novo Testamento.  Palavras mais conhecidas como reconciliação, propiciatório, sangue, remissão de pecados e perdão estão diretamente relacionadas com esse tema.
 
Igreja de Satã
 
 
LaVey começou a apresentar sexta-feira de palestras sobre ocultismo e rituais. Um membro do círculo sugeriu que ele tinha a base de uma nova religião. Em Walpurgisnacht , 30 de abril de 1966, ele raspou a cabeça ritual, na tradição de antigos algozes, declarou o fundador da Igreja de Satanás, e proclamou 1966 como o "ano um", Anno Satanas, o primeiro ano da Era de Satan . A mídia acompanhou a cerimônia de casamento Satânica subseqüente de radicais jornalista John Raymond socialite de Nova York Judith Case em 01 fevereiro de 1967. O Los Angeles Times e San Francisco Chronicle estavam entre os jornais que os artigos impressos dublagem de "O Papa Negro". LaVey realizados batismos Satânica (incluindo um para Zeena) e funerais Satânica (incluindo uma para mecânico naval, mecânico de terceira classe Edward Olsen, completo com um capacete cromado guarda de honra ), e lançou um álbum gravado com direito a missa satânica .l. LaVey passou a ser considerado o Papa Negro e sua esposa Diane Hegarty, foi nomeada Suma Sacerdotisa. 

Iniciação como um satanista
Tornando-se uma celebridade local através de sua paranormalidade de investigação e performances ao vivo como um organista, inclusive jogando o Wurlitzer no Lost Weekend cocktail lounge, ele atraiu muitos notáveis ​​San Francisco para suas festas. 
Igreja de Satã 
LaVey começou a apresentar sexta-feira de palestras sobre ocultismo e rituais. Um membro do círculo sugeriu que ele tinha a base de uma nova religião. Em Walpurgisnacht
, 30 de abril de 1966, ele raspou a cabeça ritual, na tradição de antigos algozes, declarou o fundador da Igreja de Satanás, e proclamou 1966 como o "ano um", Anno Satanas, o primeiro ano da Era de Satan .
 
A EFÍGIE DE BAPHOMET
Eliphas Levi foi o primeiro a adaptar o pentagrama
invertido, mostrado à esquerda, como símbolo do mal. Na Idade Média, o pentagrama vertical representava o verão, enquanto o invertido, com uma ponta para baixo, era uma representação do Inverno. Levi criou duas ilustrações dopentagrama, o primeiro, sua Boa Orientação, caracterizou os cinco pontos de um homem, dentro das pontas do Pentagrama. Isso é chamado o homem microcósmico e os quatro membros representam os quatro elementos, terra, ar,
fogo e água, com a cabeça representando o espírito.
Após o Homem Microcósmico, ele desenhou opentagrama invertido como a cabeça de bode ou Baphomet. Assim fazendo, ele criou uma diferenciação, pela primeira vez, entre o bem e o mal simbolizados pelo pentagrama. A efígie de Baphomettornou-se o símbolo oficial da Igreja de Satanás, criada por Anton Szandor La Vey, em 1966. Essa efígie é usada no mundo inteiro por satanistas e seguidores de Satanás. Apesar disso, é preciso mesmo muito boa vontade para enquadrar a cabeça da cabra, ou do bode, na estrela de cinco pontas, considerando-se que a posição das orelhas, conforme a figura à direita, é totalmente anti-natural e forçada. A menos que exista uma tal raça de caprinos cujas orelhas apontem para os lados.
Marilyn Manson foi verdadeiramente uma estrela satânica em seu início de carreira, mas a sua própria autobiografia, intitulada ‘A Longa e Dura Jornada Para Fora do Inferno’, conta que ele já se cansou do cargo. Manson se considera hoje tão Satanista quanto Jesus Cristo, um rebelde, um insatisfeito com seus contemporâneos que achava que poderia mudar o mundo. E reconhece por fim que nem ele nem Cristo são capazes de mudar suas próprias vidas, quanto mais o mundo em que viveram.

Um comentário: